Mercado e economia

A gráfica da Câmara dos Deputados

Multifuncional Samsung ProXpress SL-M4070FR Laser

Segundo reportagem publicada em 29/09/2015 do O Globo, a Câmara dos Deputados pagou R$ 5,2 milhões para troca de impressoras.

Confesso que não li os termos do contrato e acredito que ele possa contemplar custos bastante expressivos e questões que estejam fora da nossa visão. Ainda assim, acredito que seja possível, a base de estimativas bem aproximadas, calcular o quanto de impressão esse contrato oferece a cada um dos deputados. A partir do valor do contrato, algumas informações divulgadas e diversas suposições, talvez seja possível dimensionar a força dessa negociação.

Termos: , , ,

Bookmark e Compartilhe

Foco nas oportunidades (Parte VII: A barata na cozinha e os riscos)

Seu risco

Um dia desses, descansava depois de um dia de trabalho no sofá de casa, quando ouvi um grito vindo da cozinha. Uma barata! Gritou minha mãe após alguns golpes com o chinelo. Imediatamente foi aberto um inquérito entre os familiares para identificar as causas da invasão. Quem deixou a porta aberta? De onde esse bicho veio? Será que passou pelo armário? Ao ver que a situação estava controlada, sai dizendo que somente me chamassem quando entrasse um dinossauro.

Piada a parte, interpreto a situação como um conflito de interesses. A cozinha tem uma certa relevância para a sobrevivência dentro de uma residência. Independente do seu tamanho ou dos recursos disponíveis, são geralmente utilizadas no armazenamento e preparo de alimentos. Devemos considerar que essas características são idéias para o aparecimento de animais indesejados. Na verdade, uma cozinha é tudo que uma barata sempre sonhou. Isso me permite concluir que esse fato é algo bastante previsível.

Termos: ,

Bookmark e Compartilhe

Suecos criam horários de estudo especiais para notívagos

da BBC Brasil
(publicado em agosto de 2007, mas achei pertinente para se refletir nos dias de hoje)

Seu sono

A Suécia começa a criar este mês uma nova revolução social, com a introdução da chamada “Sociedade B” – uma sociedade que leva em conta os diferentes ritmos biológicos dos indivíduos para introduzir horários alternativos de funcionamento para escolas, locais de trabalho, universidades e organizações.

A primeira instituição sueca a implementar o esquema é uma escola secundária de Gotemburgo, que a partir de setembro vai oferecer turnos opcionais entre 20h e 8h.

“Por que precisamos trabalhar todos no mesmo horário, e enfrentar os mesmos engarrafamentos?”, pergunta o manifesto do movimento B-Samfundet (“Sociedade B”).

“Por que temos que correr ao mesmo tempo para pegar as crianças na escola antes que elas fechem? Por que tudo tem que funcionar nos mesmos ritmos e horários, se isso causa problemas gigantescos na infra-estrutura da sociedade?”

Bookmark e Compartilhe

Reclame aqui (na internet)

Faça valer o seu direito

Faça valer o seu direito

Quantas vezes você já se sentiu prejudicado ao contratar algum serviço ou comprar um produto? Será que todas as promessas feitas no ato da compra são atendidas como anunciadas? Todas as nossas dúvidas são claramente respondidas quando procuramos algum serviço de atendimento ao consumidor?

Não podemos negar que o capitalismo nos fez reféns da indústria, comércio e serviços. Nosso hábito consumista, cada vez mais feroz, se sente fascinado pelas promessas de uma vida melhor a cada oferta de novos produtos e serviços. A livre concorrência no mercado ainda é um grande aliado do consumidor que agrega condições e produtos que melhor atendam as suas reais necessidades.

Contudo, nem sempre a relação “consumidor x empresa” é sadia e honesta. Cláusulas em letras minúsculas, contratos confusos, maliciosos e cobranças extras surpreendem o consumidor que, sozinho, não possui forças para enfrentar o setor jurídico de uma empresa. Muitas vezes, a justiça confusa, custosa e lenta faz com que muitos desistam de fazer valer os seus direitos. As vezes, se torna mais vantajoso arcar com os prejuízos do que mesmo optar por juizados de pequenas causas ou procurar o PROCON (do seu estado).

Bookmark e Compartilhe

Qual o custo da tinta de impressora?

Estudo do preço das tintas

Estudo do preço das tintas

Hoje recebi um e-mail bastante curioso. Não sou muito adepto a correntes, mas tenho que admitir que talvez seja um dos melhores meios de comunicação em massa dessa década. Não temos como negar que boa parte das mensagens que recebemos é dispensável, mas algumas merecem a nossa atenção e reflexão, tal como a relação do preço da tinta de impressora levando em consideração a quantidade de referência universal – o litro.

Em primeiro lugar, tenham muito cuidado com as informações expostas nessas mensagens. Muitos desses e-mails reúnem um percentual considerável de informações oportunistas, desconsiderando inúmeros fatores que podem justificar a realidade contestada. Por esse motivo, não irei transcrever o conteúdo exato do e-mail, mas considerar suas informações e refletir sobre o assunto.

Bookmark e Compartilhe

Foco nas oportunidades (Parte IV: Entre o sucesso e o fracasso)

Chave do sucesso

Chave do sucesso

Se você sempre sonhou em ter o seu próprio negócio, mas nunca se sentiu seguro em largar tudo e seguir sua grande idéia, essa série trouxe algumas reflexões importantes. Como sempre destaco, não há qualquer fórmula mágica do sucesso e nunca quis me apresentar como entendido do assunto. O interessante dessas discussões é apresentar uma observação do comportamento social e tecnológico na definição de uma oportunidade de negócio.

Aos que possuem ou desejam abrir o seu próprio negócio, preciso admitir que as questões são bem mais complexas do que as expostas aqui. Mas os assuntos já abordados são capazes de ampliar, e muito, o horizonte e o senso crítico a quem interessar estar nesse jogo.

Bookmark e Compartilhe

Brasil sobe oito posições em ranking de competitividade

O Brasil subiu oito pontos no ranking de competitividade elaborado anualmente pelo Fórum Econômico Mundial, em parceria no país com a Fundação Dom Cabral, e divulgado nesta terça-feira. Com esse resultado, o país passa a ocupar a 56ª colocação, em um grupo de 133 economias.

O relatório mostra ainda que a crise financeira internacional não teve impacto significativo no ranking. Apesar de os Estados Unidos terem perdido a liderança para a Suíça, não há grandes diferenças entre os dez primeiros da lista.

O Relatório de Competitividade Global 2009 mostra que o Brasil melhorou sua posição graças, principalmente, a avanços nos pilares de estabilidade econômica e sofisticação do mercado financeiro. Nos dois casos, o país subiu 13 posições.

Bookmark e Compartilhe

Sociedade pirata

Pirata profissional

Pirata Social

Eu ganhei o meu primeiro computador no início da década de 90. Lembro que era um PC 286 sem HD ou sistema operacional embarcado. Para funcionar, era necessário ligá-lo já com um disquete 5 1/4 com o programinha que se desejava executar. Qual programa? Tinha disponível inúmeros jogos e sisteminhas que alguns amigos dos meus pais copiavam para mim.

Nessa mesma época, ficava horas aguardando aquela música preferida passar na rádio para que pudesse gravá-la na minha fita k7, ouvir e organizar com nomes do tipo “só dance”, “para balançar”, “as melhores do digo”. A dificuldade era tentar não gravar as vinhetas das emissoras. Quando não conseguia um LP para gravar na íntegra com mais qualidade.

Alguns anos depois, aconteceu uma grande revolução na minha casa. Compramos um PC 386 com monitor colorido. Os mesmos amigos instalaram o windows 3.11 e já conseguia imprimir diferentes figuras pontilhadas usando o Print Artist e Graphic Work. Naquela época, esses eram os nomes dos programas que utilizávamos para editar textos e desenhar. Usava minha EPSON folha contínua para presentear toda família com faixas que continham frases bastante criativas.

Bookmark e Compartilhe

Receba as publicações no seu e-mail

Eventos

  • Nenhum evento encontrado

Arquivo de publicações

Página 1 de 3123
Não há restrição quanto ao uso e reprodução dos artigos aqui publicados, desde que as fontes e seus respectivos autores sejam preservados. © 2017 Quintal Virtual