Empreendedorismo

Foco nas oportunidades (Parte VIII: Sob nova direção)

Sob nova direção

Sob nova direção

Não é dessa vez que o Quintal Virtual mudará de mãos. Ainda não recebi aquela proposta irrecusável pela venda do blog e continuarei no comando do barco. Assumo que estou há muito tempo sem escrever e voltar com esse título pode assustar um pouco. Vamos dizer que estive passando por algumas mudanças que me impediram de fazer uma das coisas que mais gosto, escrever sobre tecnologia e sociedade. A cada assunto que passava na minha cabeça, lamentava a distância.

Talvez reagisse com a mesma surpresa se chegasse naquela loja favorita e encontrasse uma faixa em que dissesse “sob nova direção”. Há casos em que fazemos uma encomenda e quando retornamos na data marcada, somos surpreendidos com o clima de “tudo novo”. Pior quando ainda temos que refazer o pedido. Como seria sua reação ao chegar à escola do seu filho e encontrar essa emblemática placa? Com intuito de deixar claro o “diferencial” do momento e demarcar o terreno antes ocupado por alguém que, em alguns casos, deixou a desejar, novos empresários fazem questão de enfatizar aos clientes que outra equipe está no controle.

Termos: , , ,

Bookmark e Compartilhe

Clip-musical, empreendendo para a paz em pequenas atitudes

Trabalho em equipe

Em um mundo tão competitivo, muitas são as competências exigidas pela sociedade. A escola, por sua vez, precisa assumir a responsabilidade e se adequar em busca de processos educacionais que atendam as novas tendências e formem cidadãos mais preparados. Com isso, diversos projetos surgem com enfoque ao empreendedorismo nas escolas.

O projeto intitulado como “Clip-musical” surgiu como uma atividade da disciplina de empreendedorismo do Centro de ensino São José da capital paulista. A idéia surgiu com o objetivo de estimular os alunos a e profissionais a produzirem um clipe e assim desenvolver competências como o trabalho em equipe, autoconfiança, organização, tomada de decisões, entre outros.

Termos: ,

Bookmark e Compartilhe

Foco nas oportunidades (Parte VII: A barata na cozinha e os riscos)

Seu risco

Um dia desses, descansava depois de um dia de trabalho no sofá de casa, quando ouvi um grito vindo da cozinha. Uma barata! Gritou minha mãe após alguns golpes com o chinelo. Imediatamente foi aberto um inquérito entre os familiares para identificar as causas da invasão. Quem deixou a porta aberta? De onde esse bicho veio? Será que passou pelo armário? Ao ver que a situação estava controlada, sai dizendo que somente me chamassem quando entrasse um dinossauro.

Piada a parte, interpreto a situação como um conflito de interesses. A cozinha tem uma certa relevância para a sobrevivência dentro de uma residência. Independente do seu tamanho ou dos recursos disponíveis, são geralmente utilizadas no armazenamento e preparo de alimentos. Devemos considerar que essas características são idéias para o aparecimento de animais indesejados. Na verdade, uma cozinha é tudo que uma barata sempre sonhou. Isso me permite concluir que esse fato é algo bastante previsível.

Termos: ,

Bookmark e Compartilhe

A importância da aplicação de treinamento nas organizações

por Maiara Tortorette

Desde a implantação das primeiras fábricas e indústrias no mundo corporativo, o treinamento já era utilizado como ferramenta de organização e qualificação do trabalho. Com o passar dos anos, esse processo ganhou ainda mais força e se tornou essencial para as empresas que pretendem se destacar no mercado e que apostam em bons profissionais para oferecer serviços de qualidade.

Muito mais do que passar conhecimento, os treinamentos têm como objetivo capacitar profissionais que, por sua vez, devem atender as expectativas das empresas. Treinar é a palavra chave para os que almejam sucesso, e muitas organizações já contam com planejamentos e programações especiais, focadas em suas necessidades, para construir equipes preparadas e atualizadas.

Para Carlos Cruz, Coach Executivo, apesar do principal objetivo dos treinamentos ser a lucratividade da empresa, eles também acabam contribuindo para a vida profissional e pessoal do colaborador. “É comum que as organizações invistam tanto em treinamentos técnicos como comportamentais, já que têm metas estratégicas a serem alcançadas. Essas metas normalmente estão relacionadas ao faturamento ou crescimento do market share”, explica. “Os treinamentos também ajudam as pessoas a discutir problemas do negócio para criar melhorias; sendo assim, os benefícios são inúmeros, entre eles o desenvolvimento profissional e pessoal dos trabalhadores”.

Termos:

Bookmark e Compartilhe

Foco nas oportunidades (Parte V: A tecnologia que viabiliza negócios)

Oportunidade

Oportunidade

Certo dia você deslumbra uma grande oportunidade. Seja a abertura de um novo restaurante de comida russa ou uma invenção científica. Uma idéia que acredita ser capaz de trazer muitos benefícios a uma parte da sociedade. Você está convencido que é possível obter muito sucesso e garantir a sustentabilidade do negócio. A partir daí, como é possível definir uma estratégia segura? Qual a relação do uso da tecnologia na manutenção e aperfeiçoamento da viabilidade?

Na quarta parte da série, vimos como a falta de foco e seriedade pode ser, muitas vezes, inimiga do sucesso. Para vivenciarmos nosso grande sonho, somos capazes, inclusive, de enxergar o  otimismo e a vontade como uma arma na obtenção dos resultados. Nesses momentos, não gostamos, sequer, de tomar conhecimento das possibilidades de derrotas. Soa como crítica ou pessimismo, qualquer pessoa que traga cautela ou apresente algumas dificuldades.

Bookmark e Compartilhe

Foco nas oportunidades (Parte IV: Entre o sucesso e o fracasso)

Chave do sucesso

Chave do sucesso

Se você sempre sonhou em ter o seu próprio negócio, mas nunca se sentiu seguro em largar tudo e seguir sua grande idéia, essa série trouxe algumas reflexões importantes. Como sempre destaco, não há qualquer fórmula mágica do sucesso e nunca quis me apresentar como entendido do assunto. O interessante dessas discussões é apresentar uma observação do comportamento social e tecnológico na definição de uma oportunidade de negócio.

Aos que possuem ou desejam abrir o seu próprio negócio, preciso admitir que as questões são bem mais complexas do que as expostas aqui. Mas os assuntos já abordados são capazes de ampliar, e muito, o horizonte e o senso crítico a quem interessar estar nesse jogo.

Bookmark e Compartilhe

Empreendedorismo chega às escolas

por Érica Nacarato

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e a crescente demanda por profissionais hábeis e capazes de lidar com o mundo dos negócios, os cursos de empreendedorismo deixaram de ser exclusivos para os empresários e chegaram às salas de aula.

Desde cedo, as crianças aprendem a elaborar um plano de negócios, a avaliar oportunidades, têm noções de propaganda e marketing, fazem pesquisas de preços, desenvolvem um espírito de liderança e aprendem conceitos básicos para tornarem-se futuros empreendedores.

escolainteramericafundamental1Localizada em Goiânia, em Goiás, a Escola Interamérica existe há 13 anos e desde 2006 implantou a disciplina Empreendedorismo no seu currículo, obrigatória para todos os alunos do sexto ao oitavo ano. “Começamos com um
programa voltado para a questão da economia doméstica e da valorização do dinheiro que os alunos recebem, caminhamos com a discussão sobre formulação de metas, em que eles aprendem o que são metas e as traçam como estudantes e pessoas, e depois trabalhamos as habilidades voltadas para a questão da iniciativa, da criatividade e da liderança. Na série seguinte, os alunos têm discussões com os mais variados profissionais do mercado de trabalho, partipam de palestras, visitam empresas e, no nono ano, criam um produto que não agrida o meio ambiente e que seja viável comercialmente. Nosso projeto é bem amplo e ousado”, conta Suelânia Conceição Costa Santos, diretora Pedagógica da Interamérica.

Termos: ,

Bookmark e Compartilhe

Profissão: Massagista

Está insatisfeito com o seu trabalho? Assista o vídeo:

Termos:

Bookmark e Compartilhe

Receba as publicações no seu e-mail

Eventos

  • Nenhum evento encontrado

Arquivo de publicações

Página 1 de 212
Não há restrição quanto ao uso e reprodução dos artigos aqui publicados, desde que as fontes e seus respectivos autores sejam preservados. © 2017 Quintal Virtual