Direito e política

A gráfica da Câmara dos Deputados

Multifuncional Samsung ProXpress SL-M4070FR Laser

Segundo reportagem publicada em 29/09/2015 do O Globo, a Câmara dos Deputados pagou R$ 5,2 milhões para troca de impressoras.

Confesso que não li os termos do contrato e acredito que ele possa contemplar custos bastante expressivos e questões que estejam fora da nossa visão. Ainda assim, acredito que seja possível, a base de estimativas bem aproximadas, calcular o quanto de impressão esse contrato oferece a cada um dos deputados. A partir do valor do contrato, algumas informações divulgadas e diversas suposições, talvez seja possível dimensionar a força dessa negociação.

Termos: , , ,

Bookmark e Compartilhe

Restituição do ICMS em São Paulo

Nota Fiscal Paulista

Quem fez compras em São Paulo com emissão de nota fiscal pode reaver o valor do ICMS.

O governo do estado de São Paulo, para incentivar que os consumidores a exijam a nota fiscal, devolve 30% do ICMS das mercadorias para o consumidor. Muita gente nem sabe disso, mas o processo é fácil. Os consumidores que informarem o seu CPF ou CNPJ no momento da compra poderão escolher como receber os créditos e ainda concorrerão a prêmios em dinheiro

Para ter direito ao benefício, basta entrar no site da receita estadual de São Paulo, se cadastrar e pronto, já terá um saldo acumulado de suas compras de 2009 e anos anteriores.  Nesse caso, você pode solicitar o depósito na sua conta ou transferir o saldo pra outra pessoa.

Para quem não mora em São Paulo, vale considerar as compras feitas pela internet. Grandes empresas online comoa Submarino, Americanas, entre outroas, têm sede no estados e suas compras pela internet geram crédito.

Segue o link: www.nfp.fazenda.sp.gov.br

Como faço muitas compras pela internet, fiz o cadastro e realmente havia um valor a receber.
Fica a dica!

Termos: , , ,

Bookmark e Compartilhe

O preconceito

Discriminação

Discriminação

Além da era da informação e do desenvolvimento sustentável, percebo que estamos passando por uma fase de reconhecimento social. Aliás, se levarmos em consideração a história da sociedade, talvez nunca estivemos com essas questões bem resolvidas. Os principais conflitos e revoluções foram motivados pela bandeira do preconceito e da intolerância, onde o mais forte buscou a prevalência das suas ideologias sobre a dos considerados rebeldes, não puros ou inferiores na raça e no desenvolvimento humano.

Talvez nunca alcancemos esse equilíbrio social e estejamos condenados a conviver diante os conflitos entre os que se opõem ao sistema. Mesmo assim, vejo que mal sabemos definir exatamente o que seria “preconceito”. Porém, somente dominamos aquilo que compreendemos. Como dizia Sócratis, o reconhecimento da ignorância, é a base da sabedoria. Hoje em dia nos deparamos com tantos movimentos sociais condenando o tal preconceito que até comecei a pensar que talvez fosse algo muito ruim. Confesso que cheguei a pegar no mastro da bandeira para erguê-la na primeira fila, mas preferi refletir cerca desses novos movimentos e ideologias.

Termos: , ,

Bookmark e Compartilhe

O povo

Eça de Queiroz

Eça de Queiroz

por Eça de Queiroz em 1876

Há no mundo uma raça de homens com instintos sagrados e luminosos, com divinas bondades do coração, com uma inteligência serena e lúcida, com dedicações profundas, cheias de amor pelo trabalho e de adoração pelo bem, que sofrem, e se lamentam em vão.

Estes homens são o Povo.

Estes homens, sob o peso do calor e do sol, transidos pelas chuvas, e pelo frio, descalços, mal nutridos, lavram a terra, revolvem-na, gastam a sua vida, a sua força, para criar o pão, o alimento de todos.

Estes são o Povo, e são os que nos alimentam.

Bookmark e Compartilhe

Veículos serão monitorados por chips. Sistema vai permitir pedágio urbano

O governo federal anunciou ontem os detalhes para instalação, num prazo de cinco anos, do Sistema de Identificação Automática de Veículos (Siniav). São Paulo deve ser uma das primeiras cidades a monitorar a frota com chips – o prefeito Gilberto Kassab (DEM) foi o primeiro a conhecer o sistema, numa sessão exclusiva na quarta-feira. Além de permitir um melhor gerenciamento do trânsito, essa tecnologia colocará a capital a um passo do pedágio urbano.

transito-sp

O sistema permitirá também o monitoramento da velocidade por trechos e não pontualmente, como fazem hoje radares em todo o País. Ou seja, não vai adiantar o motorista colocar o pé no freio só quando estiver passando pela área monitorada pelo equipamento de fiscalização. E essa função poderá ser adotada tanto em áreas urbanas como em rodovias. A tecnologia do Siniav dispensa também praças de pedágio e a cobrança é feita “virtualmente”, podendo ser debitada no cartão de crédito.

Bookmark e Compartilhe

Campanhas da Anistia Internacional

Anistia Internacional é uma organização voltada para a defesa dos direitos humanos e está presente em mais de 150 países. Com pesquisas e ações de protesto, eles procuram mobilizar a opinião pública através da denúncia do desrespeito aos direitos humanos.  Entre outras ações, já foram criados vários vídeos e peças gráficas muito interessantes em apoio às iniciativas da Anistia Internacional.  E esses vídeos têm a internet como o seu principal meio de propagação.

Nesta semana, vi um vídeo muito bom chamado “Vida de cão”, uma campanha criada pela agência portuguesa Fuel para a Anistia Internacional que fala de pobreza e desigualdade social. No final do vídeo, ouvimos a mensagem: “O problema não são os animais vivendo como pessoas, mas tantas pessoas vivendo como animais”.  Confira:

No ano passado, vi também duas animações muito interessantes, criadas para a Anistia Internacional, e que trago para vocês logo abaixo.  A primeira delas fala sobre tortura e militarismo com a mensagem: “A sua assinatura é mais poderosa do que você imagina”.  Uma referência aos abaixo-assinados que a organização promove em suas campanhas para pressionar governos e outros órgãos responsáveis na sociedade.

Bookmark e Compartilhe

Brasil sobe oito posições em ranking de competitividade

O Brasil subiu oito pontos no ranking de competitividade elaborado anualmente pelo Fórum Econômico Mundial, em parceria no país com a Fundação Dom Cabral, e divulgado nesta terça-feira. Com esse resultado, o país passa a ocupar a 56ª colocação, em um grupo de 133 economias.

O relatório mostra ainda que a crise financeira internacional não teve impacto significativo no ranking. Apesar de os Estados Unidos terem perdido a liderança para a Suíça, não há grandes diferenças entre os dez primeiros da lista.

O Relatório de Competitividade Global 2009 mostra que o Brasil melhorou sua posição graças, principalmente, a avanços nos pilares de estabilidade econômica e sofisticação do mercado financeiro. Nos dois casos, o país subiu 13 posições.

Bookmark e Compartilhe

Sociedade pirata

Pirata profissional

Pirata Social

Eu ganhei o meu primeiro computador no início da década de 90. Lembro que era um PC 286 sem HD ou sistema operacional embarcado. Para funcionar, era necessário ligá-lo já com um disquete 5 1/4 com o programinha que se desejava executar. Qual programa? Tinha disponível inúmeros jogos e sisteminhas que alguns amigos dos meus pais copiavam para mim.

Nessa mesma época, ficava horas aguardando aquela música preferida passar na rádio para que pudesse gravá-la na minha fita k7, ouvir e organizar com nomes do tipo “só dance”, “para balançar”, “as melhores do digo”. A dificuldade era tentar não gravar as vinhetas das emissoras. Quando não conseguia um LP para gravar na íntegra com mais qualidade.

Alguns anos depois, aconteceu uma grande revolução na minha casa. Compramos um PC 386 com monitor colorido. Os mesmos amigos instalaram o windows 3.11 e já conseguia imprimir diferentes figuras pontilhadas usando o Print Artist e Graphic Work. Naquela época, esses eram os nomes dos programas que utilizávamos para editar textos e desenhar. Usava minha EPSON folha contínua para presentear toda família com faixas que continham frases bastante criativas.

Bookmark e Compartilhe

Receba as publicações no seu e-mail

Eventos

  • Nenhum evento encontrado

Arquivo de publicações

Página 1 de 3123
Não há restrição quanto ao uso e reprodução dos artigos aqui publicados, desde que as fontes e seus respectivos autores sejam preservados. © 2017 Quintal Virtual