Consumo

A gráfica da Câmara dos Deputados

Multifuncional Samsung ProXpress SL-M4070FR Laser

Segundo reportagem publicada em 29/09/2015 do O Globo, a Câmara dos Deputados pagou R$ 5,2 milhões para troca de impressoras.

Confesso que não li os termos do contrato e acredito que ele possa contemplar custos bastante expressivos e questões que estejam fora da nossa visão. Ainda assim, acredito que seja possível, a base de estimativas bem aproximadas, calcular o quanto de impressão esse contrato oferece a cada um dos deputados. A partir do valor do contrato, algumas informações divulgadas e diversas suposições, talvez seja possível dimensionar a força dessa negociação.

Termos: , , ,

Bookmark e Compartilhe

Foco nas oportunidades (Parte VIII: Sob nova direção)

Sob nova direção

Sob nova direção

Não é dessa vez que o Quintal Virtual mudará de mãos. Ainda não recebi aquela proposta irrecusável pela venda do blog e continuarei no comando do barco. Assumo que estou há muito tempo sem escrever e voltar com esse título pode assustar um pouco. Vamos dizer que estive passando por algumas mudanças que me impediram de fazer uma das coisas que mais gosto, escrever sobre tecnologia e sociedade. A cada assunto que passava na minha cabeça, lamentava a distância.

Talvez reagisse com a mesma surpresa se chegasse naquela loja favorita e encontrasse uma faixa em que dissesse “sob nova direção”. Há casos em que fazemos uma encomenda e quando retornamos na data marcada, somos surpreendidos com o clima de “tudo novo”. Pior quando ainda temos que refazer o pedido. Como seria sua reação ao chegar à escola do seu filho e encontrar essa emblemática placa? Com intuito de deixar claro o “diferencial” do momento e demarcar o terreno antes ocupado por alguém que, em alguns casos, deixou a desejar, novos empresários fazem questão de enfatizar aos clientes que outra equipe está no controle.

Termos: , , ,

Bookmark e Compartilhe

Clip-musical, empreendendo para a paz em pequenas atitudes

Trabalho em equipe

Em um mundo tão competitivo, muitas são as competências exigidas pela sociedade. A escola, por sua vez, precisa assumir a responsabilidade e se adequar em busca de processos educacionais que atendam as novas tendências e formem cidadãos mais preparados. Com isso, diversos projetos surgem com enfoque ao empreendedorismo nas escolas.

O projeto intitulado como “Clip-musical” surgiu como uma atividade da disciplina de empreendedorismo do Centro de ensino São José da capital paulista. A idéia surgiu com o objetivo de estimular os alunos a e profissionais a produzirem um clipe e assim desenvolver competências como o trabalho em equipe, autoconfiança, organização, tomada de decisões, entre outros.

Termos: ,

Bookmark e Compartilhe

Os erros e acertos do líder paternalista

por Maiara Tortorette

Há pouco tempo, delegar tarefas e cobrar resultados era responsabilidade do chefe “de seção”, temido por uns e inacessível a outros, cargo normalmente ocupado por um funcionário de carreira, assim reconhecido pelos patrões. Hoje, essa figura do passado tornou-se líder de equipe no mundo corporativo; o quadro mudou e esse profissional se tornou peça fundamental junto à equipe de colaboradores, assumindo um relacionamento muito mais direto e eficaz, sendo um real “apoio” em cada área e departamento.

São diversos os perfis de liderança, dentre eles o modelador, o autoritário, o diretivo, o participativo, o visionário, entre outros, e cada um apresenta vantagens e desvantagens para a organização. Alguns com habilidades aguçadas para resultados e metas, outros com incrível facilidade em otimizar o nível de satisfação dos colaboradores. Mas afinal, existe um perfil de liderança ideal?

Termos: ,

Bookmark e Compartilhe

Convivendo com a competição

por Maiara Tortorette

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido, no entanto, a busca e conquista do emprego é somente o princípio da competitividade profissional. Dentro das organizações, essa também é uma prática comum e não se pode definir o ônus desta competição, senão diante do contexto e objetivos a que se propõe alcançar.

Em uma equipe de vendas, por exemplo, estimular a competição é extremamente saudável, aumenta a probabilidade de crescimento nos resultados e premia os profissionais de melhor desempenho. No entanto, no caso da disputa por uma promoção, por exemplo, a situação pode ser desagradável e criar um clima negativo dentro da empresa e entre os colaboradores.

Orlando Pavani Junior, CEO da Gauss Consulting, acredita que com regras bem definidas e de comum acordo, uma disputa pode ser saudável tanto à empresa quanto aos colaboradores. “O que traz sucesso e saúde refere-se preponderantemente ao compartilhamento livre dos critérios adotados para a competição meritocrática (sistema onde o mérito pessoal determina a hierarquia), o que, infelizmente nem sempre acontece. Ou seja, as empresas estabelecem critérios competitivos sem entrar em acordo com todas as partes interessadas”.

Termos:

Bookmark e Compartilhe

Você está preparado para pista rápida?

novo Polo GTI europeu (centro)

novo Polo GTI europeu (centro)

A Volkswagen, para promover o novo Polo GTI, versão européia, utilizou um formato de publicidade que me agrada muito. Talvez tenha um nome específico, como tudo nesse meio, mas consiste em utilizar do cotidiano das pessoas para demonstrar uma característica do seu produto. Geralmente atuando em cima do improvável, provocando surpresa entre os “participantes” comuns, tende a impactar e atingir os objetivos pela graça e malícia dos seus idealizadores.

Pegando um pouco carona nos reality shows, vou preferir chamar a prática de “reality advertising”. Se alguém souber algum nome oficial, me avise que farei questão de aprender mais sobre o tema e divulgar para os leitores curiosos. O importante é que, a evolução dos comerciais vem transbordando as mídias e chegando ao nosso cotidiano. Se não bastasse os projetores “vivos” espalhados nos shoppings (aqueles em que as crianças adoram pular e provocar reações nas imagens), agora podemos fazer parte e contribuir com a idéia. No mínimo, uma iniciativa bastante interessante.

Termos: ,

Bookmark e Compartilhe

Outdoors para apreciar

No meio das muitas informações visuais que temos nas ruas, um outdoor consegue se destacar entre os outros pela sua criatividade e inovação. Neste post, trazemos exemplos de outdoors que fogem do padrão e encantam pelas boas idéias de seus criadores.

Termos: ,

Bookmark e Compartilhe

Foco nas oportunidades (Parte VII: A barata na cozinha e os riscos)

Seu risco

Um dia desses, descansava depois de um dia de trabalho no sofá de casa, quando ouvi um grito vindo da cozinha. Uma barata! Gritou minha mãe após alguns golpes com o chinelo. Imediatamente foi aberto um inquérito entre os familiares para identificar as causas da invasão. Quem deixou a porta aberta? De onde esse bicho veio? Será que passou pelo armário? Ao ver que a situação estava controlada, sai dizendo que somente me chamassem quando entrasse um dinossauro.

Piada a parte, interpreto a situação como um conflito de interesses. A cozinha tem uma certa relevância para a sobrevivência dentro de uma residência. Independente do seu tamanho ou dos recursos disponíveis, são geralmente utilizadas no armazenamento e preparo de alimentos. Devemos considerar que essas características são idéias para o aparecimento de animais indesejados. Na verdade, uma cozinha é tudo que uma barata sempre sonhou. Isso me permite concluir que esse fato é algo bastante previsível.

Termos: ,

Bookmark e Compartilhe

Receba as publicações no seu e-mail

Eventos

  • Nenhum evento encontrado

Arquivo de publicações

Página 1 de 1112345678910...Última »
Não há restrição quanto ao uso e reprodução dos artigos aqui publicados, desde que as fontes e seus respectivos autores sejam preservados. © 2017 Quintal Virtual