Arquitetura e design

Concurso para capital internacional do design

Concurso World Design Capital

Estão abertas até o dia 31 de março as inscrições para o concurso “World Design Capital 2014″. O evento bienal é organizado pelo Icsid (International Council of Societies of Industrial Design) e pretende reconhecer as cidades por sua excelência em design, considerando o impacto da atividade sobre os espaços urbanos e os cidadãos.

Para se candidatar, as cidades deverão demonstrar as suas contribuições para o design sob os aspectos cultural, econômico e social, além de definir suas metas e objetivos relacionados ao design para 2014.

Para a cidade selecionada, a designação WDC quer ser uma oportunidade para fortalecer o desenvolvimento econômico, estimular parcerias em negócios e construir sua imagem global como centro criativo e de inovação. Os representantes das cidades com interesse em participar devem preencher e enviar o formulário oficial do concurso até 31 de março. A capital internacional do design de 2012 é a capital finlandesa, Helsinque.

Mais informações no site: www.worlddesigncapital.com

Fonte: Sinal – Boletim eletrônico da Escola Superior de Desenho Industrial

Termos: ,

Bookmark e Compartilhe

As transformações do Rio para as olimpíadas de 2016

Publicado em arquitetura por cátia fernandes no obvious

Pronunciamento

O Comité Olímpico Internacional atribui ao Brasil e, mais concretamente, à cidade do Rio de Janeiro, a responsabilidade de organizar olimpíadas de 2016. É o primeiro país sul-americano a organizar este evento internacional, sendo igualmente a primeira edição em português. Conheça as transformações arquitetônicas que se irão operar um pouco por todo o Rio de Janeiro.

Após oito tentativas que se revelaram infrutíferas, em 2009 o Brasil conseguiu vencer a candidatura para país anfitrião dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, tendo apostado na cidade do Rio de Janeiro como anfitriã. Esta nomeação, disputada com países como Estados Unidos da América (com a cidade de Chicago), Espanha (com Madrid) e Japão (com Tóquio), envolveu uma enorme campanha de marketing, avaliada em 80 milhões de dólares.

Termos:

Bookmark e Compartilhe

Design Excellence Brazil 2011

2011

Até o dia 9 de agosto, os interessados em participar da edição 2011 do DEBrazil (Design Excellence Brazil), poderão se cadastrar no programa, que tem por meta promover o reconhecimento internacional do design nacional por meio do apoio a inscrições, no “iF Product Design Award 2011″, prêmio alemão de relevância no mercado europeu, de produtos desenvolvidos por designers brasileiros.

O DEBrazil, que está na sua oitava edição, é uma iniciativa do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), e da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com coordenação do Centro de Design Paraná. Serão selecionados 100 projetos de produtos, os quais ganharão exposição no catálogo virtual do Portal Brasileiro de Design, além de receberem a inscrição no iF Award. Os candidatos devem se inscrever em uma das 16 categorias propostas pelo edital do programa, que incluem as áreas de transportes, telecomunicações, lazer, iluminação, interiores, mobiliário, entre outras.

O cadastramento no programa é aberto a autores de projetos de produtos que tenham sido fabricados em série e estejam no mercado há, no máximo, dois anos, não havendo a exigência de fabricação do produto na categoria “Estudos avançados”. Os critérios utilizados serão, além de qualidade do design, acabamento, escolha de materiais, grau de inovação, adequação ambiental, funcionalidade, ergonomia, percepção do uso, segurança, valorização da marca, design global e uso de novas tecnologias. O formulário de inscrição, edital e mais informações podem ser obtidos no site: www.designbrasil.org.br/debrazil.

Fonte: Sinal – Boletim eletrônico da Escola Superior de Desenho Industrial

Termos: , ,

Bookmark e Compartilhe

Móveis para aproveitamento de espaço

Muitas vezes, a graça de um produto está na sua funcionalidade, o que pode ser conseguido com idéias e formas simples. Hoje, trago um ótimo exemplo disso no vídeo logo abaixo. Ele mostra a linha de produtos de uma loja de Nova Iorque especializada em móveis multifuncionais fabricados na Itália para aproveitamento de espaço em pequenos ambientes, a Resource Furniture.

Móveis criados para aproveitamento de espaço, como camas embutidas em paredes e armários ou sofás-cama, não são novidade, mas fiquei encantada com as idéias desses móveis e com a aparente facilidade para abrir e montar. Os móveis da Resource Furniture ultrapassam o convencional com projetos que incluem materiais e sistemas de manipulação leves em móveis multifuncionais bonitos e de linhas simples. Com os apartamentos cada vez menores, esse tipo de mobiliário vai acabar deixando de ser um luxo para virar uma necessidade, trazendo uma melhor qualidade de vida para quem vive em espaços pequenos.

O vídeo é narrado em inglês pelo presidente da empresa e não tem legendas. Mas isso não é problema, já que as imagens falam por si e é muito fácil entender como funcionam. A concepção dos projetos envolve designers de produto, engenheiros mecânicos e uma empresa de acessórios e ferragens para móveis.

Vejam e sonhem, como eu, em ter esses móveis nos seus pequenos lares.

Termos: ,

Bookmark e Compartilhe

Piscina no céu

Você já pensou em curtir um mergulho em uma piscina na cobertura de um arranha céu? Que tal no 55º andar?

Termos: ,

Bookmark e Compartilhe

Designer critica logo da Copa 2014: “É uma porcaria”

por Dayanne Sousa

Logo da Copa do Mundo de 2014

O logotipo da Copa do Mundo do Brasil não representa o país, sentencia o designer gráfico Alexandre Wollner. Autor de mais de 180 logotipos – entre eles alguns bem familiares, como o do Itaú ou da Papaiz – ele ficou bastante insatisfeito com a marca oficial da Copa de 2014. “É uma porcaria”, lamenta.

A piada que ficou famosa no Twitter depois da divulgação do logo nesta quinta (8) comparou a marca com a silhueta do líder espírita Chico Xavier. Wollner também enxergou no desenho um rosto, mas fez uma crítica ainda mais ferrenha.

- Olha bem para o desenho: é uma cara com a mão no rosto dizendo “que vergonha”. Sabe quando você fala “que vergonha” e põe a mão no rosto?

O objetivo do logo é representar a taça da Copa usando mãos que se entrelaçam. A escolha, porém, foi cercada de polêmica. A ADG (Associação dos Designers Gráficos do Brasil) publicou uma nota em que disse que foi excluída do processo pela Fifa. Além disso, o júri que elegeu o vencedor não foi composto por especialistas, mas tinha a modelo Gisele Bündchen, o escritor Paulo Coelho e a cantora Ivete Sangalo.

Para Wollner, o processo foi antiético:

- É isso que é a falta de ética. Não respeitam os profissionais, o profissionalismo.

Leia a entrevista na íntegra.

Termos: ,

Bookmark e Compartilhe

A copa da Jabulani

Jabulani

A copa do mundo da África do Sul vem surpreendendo pela sensível evolução nas transmissões das emissoras de TV. Para os brasileiros, essa é a primeira copa em HD e com a TV Digital aberta. Como nas últimas copas do mundo, a venda de aparelhos de TV surpreendeu até os mais otimistas. Em diferentes tamanhos e com novas tecnologias, o brasileiro entendeu que esse era o momento de aproveitar as promoções e novidades. Ainda destaco o impulso que a TV digital deu aos portáteis. Seja no carro ou pelo celular, o importante é estar ligado nos jogos do mundial.

Mesmo com tantas surpresas tecnológicas no mundo das telecomunicações, o assunto que ainda se destaca é a polêmica bola oficial do mundial. A Jabulani, que significa “celebrar” no idioma zulu, foi desenvolvido para a Adidas pelo engenheiro Andy Harland, do Departamento de Tecnologia do Esporte da Universidade Loughborough. Embora admita que os primeiros testes tenham sido realizados com robôs, o engenheiro afirma que dezenas de jogadores e atletas testaram a bola antes de ela ser distribuída ao mercado. “No fundo, o que tentamos criar é uma bola consistente e que permita que os melhores jogadores do mundo possam colocar em prática seu talento”, diz Harland.

Fabricada pela Adidas, a famosa Jabulani foi criticada por muitos jogadores, que tiveram dificuldade em se adaptar a sua velocidade. Mais leve que suas antecessoras, a bola atinge maior velocidade e, para apimentar, se mantém mais tempo no ar, provocando curvas inesperadas. O terror dos goleiros, como vem sendo chamada, vem sendo protagonista em muitas jogadas e “frangos” desse mundial.

Termos: , ,

Bookmark e Compartilhe

Concurso para marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Foto de Fabian Bimmer/AP

No último dia 12, foi lançado o edital para a seleção da agência que irá desenvolver a marca dos Jogos Olímpicos de 2016, que acontecerão na cidade do Rio de Janeiro. A agência que for selecionada ganhará R$ 50 mil e um contrato de seis meses, podendo ser renovado, com o comitê dos Jogos para a prestação de serviços de design.

O concurso terá cinco fases para avaliação. A primeira delas, que se baseará em um briefing inicial, está com inscrições abertas até o dia 30 de abril. Na última etapa, as empresas selecionadas receberão um pro-labore de R$ 10 mil para o desenvolvimento de seus projetos.

Apenas empresas especializadas ou que atuem na área de design e da criação de identidades visuais corporativas podem participar da seleção. Os critérios avaliados serão conceito, originalidade, criatividade e aplicabilidade da marca. A comissão julgadora será composta por 15 membros que ainda serão escolhidos pelo Comitê Organizador Rio 2016.

Todos os detalhes e o edital podem ser encontrados no site oficial do Rio 2016.

Aos participantes, boa sorte!

Bookmark e Compartilhe

Receba as publicações no seu e-mail

Eventos

  • Nenhum evento encontrado

Arquivo de publicações

Página 1 de 3123
Não há restrição quanto ao uso e reprodução dos artigos aqui publicados, desde que as fontes e seus respectivos autores sejam preservados. © 2017 Quintal Virtual