Publicidade e marketing

Foco nas oportunidades (Parte VIII: Sob nova direção)

Sob nova direção

Sob nova direção

Não é dessa vez que o Quintal Virtual mudará de mãos. Ainda não recebi aquela proposta irrecusável pela venda do blog e continuarei no comando do barco. Assumo que estou há muito tempo sem escrever e voltar com esse título pode assustar um pouco. Vamos dizer que estive passando por algumas mudanças que me impediram de fazer uma das coisas que mais gosto, escrever sobre tecnologia e sociedade. A cada assunto que passava na minha cabeça, lamentava a distância.

Talvez reagisse com a mesma surpresa se chegasse naquela loja favorita e encontrasse uma faixa em que dissesse “sob nova direção”. Há casos em que fazemos uma encomenda e quando retornamos na data marcada, somos surpreendidos com o clima de “tudo novo”. Pior quando ainda temos que refazer o pedido. Como seria sua reação ao chegar à escola do seu filho e encontrar essa emblemática placa? Com intuito de deixar claro o “diferencial” do momento e demarcar o terreno antes ocupado por alguém que, em alguns casos, deixou a desejar, novos empresários fazem questão de enfatizar aos clientes que outra equipe está no controle.

Termos: , , ,

Bookmark e Compartilhe

Você está preparado para pista rápida?

novo Polo GTI europeu (centro)

novo Polo GTI europeu (centro)

A Volkswagen, para promover o novo Polo GTI, versão européia, utilizou um formato de publicidade que me agrada muito. Talvez tenha um nome específico, como tudo nesse meio, mas consiste em utilizar do cotidiano das pessoas para demonstrar uma característica do seu produto. Geralmente atuando em cima do improvável, provocando surpresa entre os “participantes” comuns, tende a impactar e atingir os objetivos pela graça e malícia dos seus idealizadores.

Pegando um pouco carona nos reality shows, vou preferir chamar a prática de “reality advertising”. Se alguém souber algum nome oficial, me avise que farei questão de aprender mais sobre o tema e divulgar para os leitores curiosos. O importante é que, a evolução dos comerciais vem transbordando as mídias e chegando ao nosso cotidiano. Se não bastasse os projetores “vivos” espalhados nos shoppings (aqueles em que as crianças adoram pular e provocar reações nas imagens), agora podemos fazer parte e contribuir com a idéia. No mínimo, uma iniciativa bastante interessante.

Termos: ,

Bookmark e Compartilhe

Outdoors para apreciar

No meio das muitas informações visuais que temos nas ruas, um outdoor consegue se destacar entre os outros pela sua criatividade e inovação. Neste post, trazemos exemplos de outdoors que fogem do padrão e encantam pelas boas idéias de seus criadores.

Termos: ,

Bookmark e Compartilhe

Como fazer sucesso no mercado de trabalho

O novo Q.I. (Quem Indica):

Termos:

Bookmark e Compartilhe

Propagandas criativas de carros

A criatividade nos anúncios de carros

Se propaganda é mesmo a alma do negócio, as montadoras de carros não devem ter do que reclamar.

Muitos anúncios publicitários nos encantam pela criatividade, especialmente quando são engraçados e quando tocam em alguns dos nossos sentimentos e desejos mais importantes.

Não é novidade que carros são a paixão de muita gente. E parece que a publicidade para o anúncio de automóveis é uma das áreas da propaganda onde os publicitários mais conseguem extravasar sua criatividade.

Abaixo, uma seleção de anúncios recentes de carros que, com certeza, encantam tanto quanto o produto que anunciam.

Bookmark e Compartilhe

O sorvete de baunilha e a GM

Me parece que essa história nunca foi confirmada pela GM e as informações sao imprecisas, mas vale a pena refletir sobre sua moral e as oportunidades que podemos observar no nosso dia-a-dia. [Lenda?]

Observando além dos fatos

Olhem como qualquer reclamação de um cliente pode levar a uma descoberta totalmente inesperada do seu produto. Parece coisa de louco, mas não é.

Esta é a moral de uma história que está circulando de boca em boca entre os principais especialistas norte-americanos em atendimento ao cliente.

A história ou “causo”, como está sendo batizada aqui no Brasil, começa quando o gerente da divisão de carros da Pontiac, da GM dos EUA, recebeu uma curiosa carta de reclamação de um cliente. Eis o que ele escreveu:

“Esta é a segunda vez que mando uma carta para vocês, e não os culpo por não me responder. Eu posso parecer louco, mas o fato é que nós temos uma tradição em nossa família, que é a de comer sorvete depois do jantar. Repetimos este hábito todas as noites, variando apenas o tipo do sorvete, e eu sou o encarregado de ir comprá-lo.

Bookmark e Compartilhe

Uma devassa repreendida

Paris Hilton na campanha da Devassa

A campanha da cerveja Devassa, estrelada pela socialite (por falta de uma definição melhor) Paris Hilton, foi retirada do ar pelo CONAR, o Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária, após denúncias de organizações de defesa da mulher e de consumidores. A denúncia principal seria o apelo sexual excessivo mostrado no anúncio.

Para quem não viu a tal propaganda, o vídeo está logo no final deste post.

Durante um bom tempo, era muito comum o uso do apelo sexual de mulheres bonitas e com pouca roupa para vender cerveja. E, pelo jeito, dava bastante resultado. Comparando com algumas outras campanhas publicitárias de cerveja, acho que a da Devassa é bem comportada. É só ver algumas propagandas da Kaiser e da Cintra (que também estão no final deste post), por exemplo. Perto de uma das últimas propagandas da Kaiser, a da Devassa é um exemplo de bom comportamento, na minha opinião.

Acho até que algumas chegavam a extrapolar no uso desse “recurso”. Há alguns anos, a Skol colocou no ar diversos anúncios que abusavam muito mais do apelo sexual feminino. E, pelo que eu sei, esses anúncios não foram retirados do ar. Lembro que eu cheguei a ficar incomodada com algumas dessas propagandas. E olha que eu não sou uma mulher cheia de pudores em relação à exposição do corpo feminino. Apenas não concordei com algumas situações que eu achava que expunham a figura da mulher ao ridículo.

Bookmark e Compartilhe

A importância de investir no marketing pessoal

por Maiara Tortorette

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo e as exigências aumentando proporcionalmente, é cada vez mais complicado destacar-se em meio a tantos candidatos, mesmo que se invista em cursos de idioma, especialização, pós-graduação, mestrado e viagens internacionais. Do mesmo modo, é difícil entender como pessoas com admirável capacitação e conhecimentos ficam tanto tempo em busca de emprego, ou sequer conseguem uma promoção na empresa onde estão. Afinal, o que de fato é apreciado pelos selecionadores?

Podemos definir esse diferencial esperado pelas empresas como Marketing Pessoal.

Marketing é o conjunto de ferramentas que uma organização utiliza para fazer com que seus produtos sejam conhecidos, apreciados e comprados. Portanto, o Marketing Pessoal segue basicamente a mesma linha de raciocínio, mas nesse caso, o profissional usa suas qualificações em beneficio da própria carreira. Em um mercado com concorrentes e qualificações tão semelhantes, algumas características podem ser decisivas durante o processo de seleção ou promoção na empresa.

Para Mario Persona, palestrante, consultor e professor de estratégias de comunicação e marketing, o marketing pessoal deve ser realizado com muita cautela para não se tornar algo negativo. “O marketing pessoal traz os mesmos fundamentos do marketing institucional, de marca ou produto. Como em qualquer outra situação, seu planejamento envolve detectar, analisar e atender necessidades e desejos de pessoas, agregando valor e gerando lucratividade”, define. “Enquanto no marketing empresarial quem planeja é uma segunda entidade, e não o próprio produto, no marketing pessoal o produto é o próprio ser humano, com suas habilidades, capacidades e conhecimentos. Isto torna o marketing pessoal muito mais sensível às consequências de uma abordagem mal feita, pois não é possível tirar esse tipo de produto do mercado por falta de qualidade ou substituí-lo por outro, como é feito com produtos convencionais”.

Bookmark e Compartilhe

Receba as publicações no seu e-mail

Eventos

  • Nenhum evento encontrado

Arquivo de publicações

Página 1 de 6123456
Não há restrição quanto ao uso e reprodução dos artigos aqui publicados, desde que as fontes e seus respectivos autores sejam preservados. © 2017 Quintal Virtual