Estudantes do MIT explicam como fotografar o espaço gastando 150 dólares

Imagens do espaço

Imagens do espaço

No dia 2 de setembro, Justin Lee e Oliver Yeh tiraram estas fotos da curvatura da Terra e da escuridão do espaço usando apenas um balão meteorológico e alguns itens simples. Sem truques complicados, o projeto custou um total de 148 dólares.

Primeiro, eles usaram uma câmera Canon A470 com cartão de 8GB que eles compraram, usada, na Amazon. Ao invés dos caros rádios GPS, geralmente usados em balões meteorológicos, usaram um celular pré-pago Motorola i290 GPS para receber mensagens de texto com a localização do aparelho.

A estratosfera da Terra pode chegar a 55 graus Celsius negativos, mas os estudantes não tinham dinheiro para comprar isolamento térmico resistente. A solução foi uma caixa de isopor para cerveja, com um aquecedor de mão.

O balão de baixo custo chegou a 28 km de altitude, quase no espaço. Usando o celular com GPS para localizar o balão, eles o encontraram a 30 km de distância do ponto de lançamento, cerca de 5 horas depois.

O peso total do balão com a câmera é de apenas 800g. Aparentemente, só balões com mais de 2kg precisam de autorização da FAA para voar. Veja esse site, caso se interesse por mais detalhes.

Confiram as fotos:

Fonte: Gizmodo

Publicações relacionadas

Postado por Rodrigo Seco em 25/09/2009
Bookmark e Compartilhe

Deixe um comentário

Receba as publicações no seu e-mail

Eventos

  • Nenhum evento encontrado

Arquivo de publicações

Não há restrição quanto ao uso e reprodução dos artigos aqui publicados, desde que as fontes e seus respectivos autores sejam preservados. © 2017 Quintal Virtual