Bombeiros usam tecnologia para localização de corpos no Morro do Bumba

Por Charles Rodrigues

Rio – A tecnologia tem sido uma grande aliada nas buscas às vítimas do deslizamento de terra no Morro do Bumba, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Com a ajuda de um aparelho de GPS e o auxílio de moradores, o coronel bombeiro Vinicius Mynssen, comandante das operações, conseguiu localizar dois corpos entre os entulhos, durante o trabalho de buscas no último domingo. Até o início da manhã desta segunda-feira, um total de 36 corpos já foram resgatados pelos bombeiros.

“É muito remota a chance de encontrarmos sobreviventes. Essa região era um lixão e havia muito detritos. O chorume é letal ao ser humano e ecelera a decomposição dos corpos. O odor resultado da putrefação dos corpos pode,no entento, indicar a localização de corpos”, disse o oficial bombeiro.

Bombeiro usa aparelho de telefone celular com GPS para localizar corpos nos escombros | Foto: Eduardo Naddar / Agência O Dia

“Estamos usando um GPS de um telefone com tecnologia de ponta para mapearmos o local. Com esse instrumento, conseguimos acessar a fotografia do morro e a nossa atual localização sobre os escombros. Cruzarmos as informações com antigos moradores e parentes e chegamos a 90% de acerto nos pontos de escavação”, explicou o coronel, logo após a locação de dois corpos.

Além de equipamentos tecnológicos, máquinas sofisticadas também estarão sendo usadas nas operações. A partir desta segunda-feira, os bombeiros terão à disposição uma retroescavadeira com esteira de borracha, usada em terrenos de difícil acesso. De acordo com o coronel Mynssen, a máquina será usada na parte alta do morro.

“Essa máquina será fundamental para remover a terra em locais de difícil acesso. Serão duas retroescavadeiras com esteira de borracha, que poderão avançar os trabalhos na parte alta do morro”, acrescentou o comandante.

Neste quinto dia de trabalho de buscas às vítimas no Morro do Bumba, cerca de 150 bombeiros foram recrutados. De acordo com o coronel bombeiro Itamar de Oliveira, o trabalho de resgate, no início da manhã de segunda-feira, ficarrá concentrado às buscas dos corpos de uma adolescente e um homem, ainda na parte baixa do morro. Segundo Oliveira, a chance de encontrar sobreviventes é muio remota. Contudo, apesar da demora nas remoções, o odor resultante da decomposição dos corpos poderá ajudar na localização das vítimas.

Fonte: O Dia

Publicações relacionadas

Postado por Rodrigo Seco em 14/04/2010
Bookmark e Compartilhe

1 Comentário to Bombeiros usam tecnologia para localização de corpos no Morro do Bumba

  1. Quee LegaL

  2. milenaa em 31/01/2012

Deixe um comentário

Receba as publicações no seu e-mail

Eventos

  • Nenhum evento encontrado

Arquivo de publicações

Não há restrição quanto ao uso e reprodução dos artigos aqui publicados, desde que as fontes e seus respectivos autores sejam preservados. © 2017 Quintal Virtual