Ideias sustentáveis: Hotel movido a pedal

Esqueça os painéis solares e turbinas eólicas, um hotel que se anuncia como um dos “mais verdes” do mundo encontrou uma nova fonte de energia renovável de energia – os seus clientes.

Desde abril desse ano, os hóspedes do Crown Plaza Copenhaga Towers são incentivados a ir até a academia para se dedicar a sua nova frota bicicletas ergométricas geradoras de eletricidade. As bicicletas têm iPhones para monitorar a quantidade de energia produzida e armazenada pelo hotel. Os convidados que produzirem 10 watts em uma hora são recompensados com uma refeição grátis.

O esquema é um projeto piloto com duração prevista de um ano, e se for bem sucedida, poderá ser estendidos a todos os 21 Crowne Plaza hotéis no Reino Unido.

iPhone

“As bicicletas elétricas oferecem aos nossos clientes a oportunidade de entrar em forma e poder ajudar o hotel ao mesmo tempo”, diz Allan Agerholm, gerente geral do hotel. “É interessante a participarão dos convidados e quanto eletricidade geram.”

Ganhar a refeição gratuita é surpreendentemente fácil. Nos cálculos do hotel, o convidado que pedala a 30kmph por uma hora irá produzir cerca de 100 watts/hora de eletricidade, ou seja, é possível atingir o objetivo da refeição em apenas seis minutos.

Os críticos argumentam que, mesmo no uso durante uma hora, a contribuição ainda é bastante discreta em um hotel com consumo equivalente a uma cidade – 100 watts / hora de energia são suficientes apenas para acender uma lâmpada de 100 watts durante uma hora. No entanto, a intenção do hotel é fazer com a iniciativa e a ideia chegue ao maior número de pessoas.

O hotel, inaugurado em novembro do ano passado, busca zerar a emissão de carbono. O prédio é considerado como sustentável, possui certificação “Green Key”, usa um sistema de refrigeração baseado em águas subterrâneas, e é coberto de painéis solares.

“Realisticamente, essa não é uma forma prática de gerar uma quantidade útil de energia, mas eu certamente não iria criticá-lo”, disse Alex Randall, um porta-voz do Centro de Tecnologia Alternativa. “Como uma lição, e um meio de engajamento público, é excelente – se você se sentar em uma bicicleta, pedalar forte, pode observar que só está sendo gerando o suficiente para uma lâmpada. Assim, é possível perceber o quão é difícil produzir energia e devemos ser cuidadosos para não desperdiçá-la.”

Publicações relacionadas

Postado por Rodrigo Seco em 25/10/2010
Bookmark e Compartilhe

Deixe um comentário

Receba as publicações no seu e-mail

Eventos

  • Nenhum evento encontrado

Arquivo de publicações

Não há restrição quanto ao uso e reprodução dos artigos aqui publicados, desde que as fontes e seus respectivos autores sejam preservados. © 2017 Quintal Virtual