O poder da usabilidade (Parte I: História)

Lembro do dia que meus pais chegaram com nosso primeiro vídeo cassete (V-K7) de quatro cabeças (Toshiba). Eu não tinha noção para que serviam aquelas cabeças a mais, mas a promessa de dias melhores era animadora. Não era só isso. Era comum, na época, cada novo lançamento vir com novas funções impressionantes, nem sempre úteis. A capacidade era explicitamente exposta no tamanho e número de botões do controle remoto.

Passado a euforia, tínhamos, jogados pela cama, inúmeros acessórios de diferentes tamanhos, plugs e cores, disponíveis para a difícil tarefa de fazê-lo funcionar corretamente. Era um misto de alegria, ansiedade e medo, porém um prazeroso e inesquecível momento em família. As vezes, amigos, vizinhos, técnicos também participavam da brincadeira. E para fazer tudo funcionar ao mesmo tempo, quase sempre era preciso lançar mão de um adaptador “especial exclusivo mitsui“. Não podemos esquecer que o videogame e as antenas UHF e VHF precisavam continuar funcionando. No final, a quantidade de fios e peças especiais que ficavam amontoados na estante era o terror para qualquer faxineira.

O vídeo a seguir ilustra, de forma brilhante, esses momentos.
Assista antes de continuar a leitura.

Esse vídeo retrata de forma muito criativa as nossas diferentes reações frente a uma tecnologia nova. Tarefas que, no primeiro momento, parecem bem simples, viram um grande enigma na cabeça do usuário. Ter paciência nessas horas é fundamental. E, quem sabe, admitirmos que, as vezes, é bom consultar o manual de instruções. Isso quando ele não tem o mesmo formato da própria tecnologia nova, como por exemplo “Teclado não encontrado, tecle F11 para continuar”, “Assista a fita de instalação que acompanha o seu vídeo cassete” ou então “Encontre os telefones do suporte (do provedor de internet) em nosso site”.

Leia também:
Parte II: O produto
Parte III: O mercado
Parte IV: Internet

Publicações relacionadas

Postado por Rodrigo Seco em 27/02/2008
Bookmark e Compartilhe

5 Comentários to O poder da usabilidade (Parte I: História)

  1. Gostei do “especial exclusivo mitsui”.. a boa e velha mitsui…rs
    parabéns pelo blog… grande abraço

  2. Anonymous em 28/02/2008
  3. haa.. é o pintinho..rs

  4. Anonymous em 28/02/2008
  5. [...] antes: Parte I: História Parte II: O produto Parte III: O [...]

  6. O poder da usabilidade (Parte IV: Internet) | Quintal Virtual em 16/10/2008
  7. [...] Leia antes: Parte I: História [...]

  8. O poder da usabilidade (Parte II: O produto) | Quintal Virtual em 16/10/2008
  9. [...] O poder da usabilidade [...]

  10. Aconteceu - 14 :Carta aos leitores: | Quintal Virtual em 10/10/2009

Deixe um comentário

Receba as publicações no seu e-mail

Eventos

  • Nenhum evento encontrado

Arquivo de publicações

Não há restrição quanto ao uso e reprodução dos artigos aqui publicados, desde que as fontes e seus respectivos autores sejam preservados. © 2017 Quintal Virtual