O Google é invencível?

Entre uma conversa ou pesquisa e outra pela web percebo muito o orgulho de algumas pessoas ao se referirem ao Google e seus produtos. Parece que a empresa conseguiu criar uma espécie de Googlemania, onde seus adeptos acompanham todos os passos da empresa, torcem pelo seu sucesso (inclusive em ações judiciais polêmicas) e criam um vínculo quase que vicioso no consumo de seus produtos.

É evidente que a empresa tem seus méritos e fomos os principais beneficiados com as mudanças no mundo tecnológico e econômico, em especial dando mais valor a Internet. A empresa mostrou competência desde sua fundação e soubemos valorizar isso mundo bem, a colocando em posição de destaque em qualquer ranking realizado (valor, acesso, popularidade…). Simplesmente, usufruindo de todas as formas possíveis os seus produtos, ou seja, “usando e abusando“.

O que me preocupa não são os elogios, mas o fanatismo e o vínculo exagerado. A Internet vem se tornando o principal meio de comunicação, de armazenamento de dados, disponibilidade de serviços e entretenimento. Sem meias palavras, nossas vidas estão cada vez mais ligadas a Internet. Então, quais as possíveis consequências quando confiamos essas práticas unicamente a uma única empresa?

Seria como se uma empresa qualquer possuísse um contrato em que todos os seus recursos fossem fabricados e distribuídos por um único fornecedor. O vínculo seria tão forte, que qualquer mudança se tornaria um processo de altíssimo risco, tamanha a quantidade de informação e legado (conhecimento, produtos) que poderiam ser perdidos.

O mesmo acontece quando confiamos qualquer parte de nossas vidas a apenas uma empresa. Se já nos sentimos engessados quando nos vemos na impossibilidade de mudar de e-mail ou número de celular, como seria ver a vida pessoal e profissional dependente?

Toda essa preocupação não envolve apenas privacidade e confiança, mas precisamos avaliar outras questões como condições técnicas, avanço tecnológico, condições comerciais e, principalmente, a conjuntura sócio-econômico mundial.


Pode parecer um pouco absurdo, mas imagine um terceira guerra mundial no qual os EUA se sinta ameaçado. Suas leis ou a própria justiça pode considerar razoável a utilização dessas informações armazenadas para traçar um perfil em busca de fragilidades do oponentes, que, talvez, pudéssemos estar inclusos, por exemplo.

Sendo uma empresa que possui na publicidade seu principal meio de arrecadação, oferecendo produtos gratuitamente, qualquer catástrofe que resulte em um recessão mundial poderia tornar a empresa mais vulnerável.


A consequência de um Google fragilizado poderia ser fatal e provocar um efeito desastroso em cascata. Na melhor das hipóteses, teríamos que pagar pelos serviços se quiséssemos continuar usufruindo dos serviços sem consequências para as nossas vidas.

Muitos países compartilham e investigam dessas e outras preocupações. A empresa enfrenta inúmeras críticas e profunda desconfiança ao redor do mundo, além de processos judiciais vindo de todas os setores da economia. Há, ainda, estudiosos de diferentes áreas que, assustados com o seu rápido crescimento, desconfiam das suas reais intenções. Em sua defesa, além do poder econômico e jurídico, a empresa conta com o apoio dos seus fãs espalhados pelo mundo.

Na minha opinião, são soldados que retribuem, na mesma moeda da gratuidade, a todos os afagos e mimos fornecidos. Verdadeiros “escravos” do google, justificado por um amor doentio e vicioso.
Confira no vídeo a seguir uma dessas desconfianças:

Na história, o Google não foi a única que se destacou forte e enfrentou diversos ataques. A Microsoft sempre foi criticada pela sua supremacia no fornecimento do seu sistema operacional Windows, utilizado por 90% dos computadores pessoais em todo o mundo. Mais recentemente, se viu dentro de um complicado processo judicial quando foi acusada de abuso de poder econômico e concorrência desleal. Na época, praticamente, exterminou o navegador Netscape ao colocar o seu Internet Explorer (cerca de 80% de utilização) vinculado ao seu sistema operacional, não oferecendo opção ao usuário.


Da mesma forma, não foi apenas o Google que conquista admiradores fieis pelo mundo. Até pouco tempo, apenas os MacManíacos, “sustentavam” a Apple. Esses fãs incondicionais, grandes críticos do PC e do Windows, mesmo com dificuldades de compatibilidade se dizem extremamente satisfeitos com seus xodós. Para sobreviver em um mundo dominado pelo PC, sentiram a necessidade de unir os adeptos formando um comunidade fanática que dão suporte uns aos outros.

A conjuntura atual aponta o Google em franco crescimento, alcançando, inclusive, a Microsoft. As tendências apontam que em pouco tempo se destacará como a principal empresa de tecnologia do mundo em todos os aspectos. Sem contar que já é apontada líder absoluto em todos os rankings relacionados à Internet. Com planos ambiciosos em outras áreas e vendo suas projeções irem de vento em polpa, o google poderia ser considerado invencível?

Hoje diria que sim. Não vejo nenhum fator concreto que me mostre o contrário. Da mesma forma que em sistema operacional, navegador e mensageiro instantâneo, o Windows (mesmo que alguns fanáticos por Linux desejem o contrário), Internet Explorer (mesmo que alguns fanáticos por Firefox desejem o contrário também) e MSN, todos da Microsoft, continuam reinando.

Se analisarmos a história da tecnologia, não será difícil encontrar produtos e empresas já consideradas poderosas mas que sofreram uma forte queda ou foram absorvidas. Eu sou da época do ICQ, da AOL, do UOL Conteúdo, dos computadores Compaq e IBM Aptiva, do mIRC, Napster, Kasaa, entre outros. Todos essas revelações tiveram suas histórias marcadas entre o céu e o inferno.

Muitas vezes foram consideradas como tendência, mas vencidas (em alguns casos, tropeçaram em suas próprias pernas) por uma conjuntura improvável ou uma revelação, como é considerado o Google. O que seria da Apple sem o sucesso do I-pod e do I-Phone? Antes, muitos analistas avaliavam a empresa como inofensiva para o mercado.

O ditado popular diz que “quanto maior se é, maior será a queda”. A edição da revista Exame de abril publicou problemas que o Google vem enfrentando quanto a sua própria gestão. Um dos maiores desafios é a manutenção dos seus maiores valores, tais como deixar os funcionários atualizados sobres objetivos e projetos da empresa. Vazamentos de informações recentes sobre projetos secretos levantaram um sinal de alerta ao forte crescimento de funcionários nos últimos anos.

Por mais que a empresa tenha produtos e serviços inovadores, ainda será preciso conviver com os mesmos desafios enfrentados pelas suas concorrentes, tais como as oscilações de mercado, política internacional, auto-gestão, além de conter a euforia e conseguir continuar desenvolvendo produtos que melhor atenda ao seu público com o mesmo espírito e critérios que o fizeram “conquistar” a internet.

Veja também:
Revista Info: Googlemania
Não consigo viver sem o Google
Um dia sem Google: versão Brasil

Publicações relacionadas

Postado por Rodrigo Seco em 04/08/2008
Bookmark e Compartilhe

5 Comentários to O Google é invencível?

  1. [...] desconfiei sobre as intenções do Google, visto a forma que os seus sistemas são postos na sociedade. Não acho que estávamos preparados e [...]

  2. Familiares de mortos da Providência processam Google | Quintal Virtual em 29/10/2008
  3. [...] O Google é invensível? [...]

  4. Aconteceu - 14 :Carta aos leitores: | Quintal Virtual em 10/10/2009
  5. That is really interesting, You are an overly skilled
    blogger. I have joined your rss feed and look ahead to in the
    hunt for more of your excellent post. Also, I have shared your website in my social networks

  6. Dental Clearwater in Florida em 16/05/2017
  7. It is not expensive for get started, so that as a honby it is quite rewarding.
    However, it is possible to be sure that craft time is fun to your
    kids whatever problems you take into. Professional
    framers understand that canvas have to be left encountered with enable the oil media to breathe
    while enabling viewers to determine and elish
    the textures of the progress up close.

  8. contoh plakat em 04/09/2017
  9. Em rаzão de eⅼes afetaԀo mexer com nossas cabeças. http://Oppenheim-zahnarzt.de/index.php?option=com_akobook&goto=google_n

  10. Tirar Tatuagem A Laser PreçO Df em 25/11/2017

Deixe um comentário

Receba as publicações no seu e-mail

Eventos

  • Nenhum evento encontrado

Arquivo de publicações

Não há restrição quanto ao uso e reprodução dos artigos aqui publicados, desde que as fontes e seus respectivos autores sejam preservados. © 2018 Quintal Virtual